TOC
O transtorno obsessivo-compulsivo, conhecido como TOC, é um distúrbio caracterizado por comportamentos obsessivos, compulsivos e repetitivos, cuja ansiedade só pode ser aliviada e controlada por meio de rituais.
Em suma, é um transtorno caracterizado por uma série de obsessões e manias que a pessoa apresenta na rotina. As manifestações mais comuns são a falta de controle sobre o aparecimento dos pensamentos intrusivos.
TOC, portanto, é definido pelos pensamentos excessivos (obsessões) e que ocasiona comportamentos repetitivos (compulsões). Abaixo, entenda mais sobre a doença e quais são os principais sintomas desse transtorno.
Saiba mais sobre o transtorno obsessivo-compulsivo
O transtorno obsessivo-compulsivo é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade que tem como principal característica a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. A pessoa que possui TOC apresenta um quadro de difícil controle, tais como dificuldade para controlar pensamentos inconvenientes. Há dois tipos do transtorno:
- Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico: ocorrem as obsessões e rituais com frequência, contudo, não implica necessariamente na vida do indivíduo;
- Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: as obsessões persistem até o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.
De modo geral, é um distúrbio que apresenta características de crises recorrentes de obsessões e compulsões. Dessa forma, as imagens e pensamentos invadem a pessoa insistentemente, sem o desejo do indivíduo, o que ocasiona diferentes comportamentos.
Quais são os sintomas do TOC?
Antes de compreender os sintomas da doença, é importante saber que as causas do transtorno obsessivo-compulsivo não são compreendidas, mas alguns fatores como biológicos, genéticas e ambientais podem ocasionar o desenvolvimento do distúrbio no indivíduo, bem como fatores de risco que influenciam eventos estressantes, além do histórico familiar.
Obsessões e compulsões são as ocorrências de uma pessoa que possui esse transtorno que tem a capacidade de promover medo, desconfortos e até mesmo sofrimento, tendo em vista que o portador permanece com pensamentos recorrentes e irracionais. Os portadores de TOC podem apresentar os seguintes sintomas:
Obsessões
Caracterizado pelos sintomas de alterações do pensamento e que ocorrem de modo repetitivo, a pessoa pode apresentar sensação de medo, além de outras manifestações como:
- Preocupação excessiva com higiene e limpeza;
- Preocupação com simetria dos objetivos;
- Dúvidas e a necessidade de ter certeza;
- Pensamentos indesejáveis e impróprios.
Compulsões
Diferente dos sintomas da obsessão que envolve as alterações no pensamento, a compulsão é as manifestações físicas das obsessões que se caracteriza por alterações do comportamento. São eles:
- Rituais e repetições, como, por exemplo, lavar as mãos várias vezes sem necessidade;
- Indecisão e medo;
- Checar várias vezes se uma porta está trancada ou se desligou algum equipamento;
- Lentidão para realizar tarefas.
Geralmente as pessoas que apresentam esses sintomas de TOC compreendem que seus comportamentos não são considerados normais, visto que o distúrbio afeta significativamente o pensamento do ser humano.
Ao realizar repetições de alguma ação ou pensamento em decorrência dos sintomas obsessivos, ocorre o ritual compulsivo para aliviar a ansiedade de modo que, ao seguir determinada regra pré-estabelecida pela pessoa, elimina por um pequeno tempo as ocorrências de TOC.
A importância do tratamento para Transtorno Obsessivo-Compulsivo
É comum que os portadores da doença tenham receio ou até mesmo vergonha de procurar ajuda para tratar os sintomas de obsessões e compulsões. Geralmente a pessoa tende a esconder as situações dos familiares e amigos, o que pode impactar no início do tratamento.
Embora não haja cura para o TOC, é muito importante buscar o acompanhamento médico a fim de garantir o alívio e o bem-estar. Ao apresentar sinais da doença obsessivo-compulsivo, o indivíduo compreende que seus comportamentos interferem de modo negativo na rotina, logo, é indicado buscar ajuda para obter melhor qualidade de vida
Portanto, contar com o auxílio de um profissional especializado para iniciar o tratamento adequado é primordial. Aliás, algumas pessoas podem ter dúvida sobre ter ou não o transtorno devido às suas manias na rotina.
Por isso, é importante realizar a consulta com especialista para diagnosticar a doença e iniciar tratamento. A psiquiatria, portanto, é responsável pelo diagnóstico e prescrição dos medicamentos para os pacientes com TOC.