Depressão

A depressão é um transtorno que se manifesta, geralmente, através da tristeza e do desânimo profundo ou permanente. Por ser uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz uma alteração do humor e caracterizada por uma tristeza profunda, o diagnóstico pode ser feito ao realizar o acompanhamento médico.

Além disso, é comum que o indivíduo apresente outros sintomas, entre eles os sentimentos de dor e desesperança. Por isso, é muito importante fazer o acompanhamento médico para o diagnóstico e iniciar o tratamento necessário.

Entenda as causas da depressão

Essa doença trata-se de um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. Pode ter várias causas ou nenhuma aparente, contudo, as causas podem ser em decorrência de diferentes fatores de risco, entre eles o histórico familiar, estresse crônico, ansiedade crônica, traumas psicológicos, dependência de álcool e drogas ilícitas, entre outros. No geral, as causas da depressão são:

  • Genética: estudos com famílias podem indicar se há a existência de um componente genético que representa 40% da suscetibilidade para desenvolver depressão;
  • Bioquímica cerebral: os neurotransmissores (Noradrenalina, Serotonina e Dopamina) que estão envolvidos na regulação da atividade motora, do apetite, do sono e do humor, são evidências de deficiência de substâncias cerebrais;
  • Eventos vitais: eventos traumáticos e estressantes podem desencadear a depressão em pessoas com predisposição genética.

Embora as causas possam ocorrer por diferentes fatores, o aparecimento da doença é comum no final da 3ª década da vida, mas isso não significa necessariamente que o transtorno não pode começar em qualquer idade. Entender quais são os sintomas e identificá-los é de suma importância para procurar ajuda e iniciar o tratamento adequado.

Quais são os sintomas da depressão?

É comum que surja a dúvida em relação aos sintomas da depressão além das causas da doença. Há quem confunda os sentimentos, irritabilidade, medo, pessimismo, entre outros sintomas que uma pessoa depressiva apresenta, com o transtorno de ansiedade.

A perda de interesse ou prazer pela vida, luto, sentimentos de culpa, desesperança, além da queda de disposição em hobbies e atividades, são alguns sintomas de um indivíduo com transtorno depressivo. Já a doença de ansiedade é caracterizada pelo medo ou angústia de situações que ainda não aconteceram, mas são momentâneas. Contudo, tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o ser humano.

Quando procurar ajuda para cuidar da sua saúde mental?

Entender e identificar as causas dessa doença é muito importante para cuidar da sua saúde mental com seriedade. Embora seja possível avaliar quais são os sentimentos que o indivíduo depressivo apresenta no dia a dia, procurar ajuda de um profissional especializado é necessário para iniciar o tratamento adequado.

O diagnóstico da depressão é clínico e pode ser feito ao realizar uma consulta psiquiátrica. Esse transtorno pode ocorrer como consequência: física, comportamental, mental e emocional. As mais comuns são em decorrência dos subtipos de depressão que influenciam na diferença de comportamento do ser humano, problemas de saúde, aumento do consumo de drogas e bebidas alcoólicas, insônia, dentre outros.

Portanto, ao apresentar sintomas de depressão é primordial procurar ajuda e iniciar o tratamento psicoterápico. A Dra Lisbeth Rocha Campolin tem como missão ouvir, compreender, diagnosticar e oferecer o melhor tratamento para os principais transtornos da mente, trazendo o alívio e o bem-estar que toda pessoa merece para viver com qualidade e em paz.

LOCALIZAÇÃO

R. Ouro Fino, 324 - Bosque da Saude, Cuiabá - MT, 78050-110

COMO CHEGAR
Precisa de Ajuda? Ligue e Agende uma Consulta Agendar por Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Agendamento Seta direita