É muito comum que as crianças e adolescentes sintam dificuldade no processo de aprendizado. No entanto, é fundamental que os pais e professores fiquem atentos ao grau, com o intuito de identificar se trata-se de uma questão isolada ou se o aluno precisa de um acompanhamento profissional para melhorar o seu desempenho.
Mas, como diferenciar esses casos? Nem sempre é simples ou fácil identificar alunos com dificuldade de aprendizado. Afinal, cada pessoa tem um ritmo e um processo diferente. No entanto, quando as razões para a falta de desempenho estão ligadas a questões culturais, cognitivas ou emocionais, é preciso contar com ajuda de um profissional para entender melhor e fazer com que o aluno consiga trabalhar dentro de si esses gatilhos que influenciam na sua forma de aprender.
É muito importante destacar que, no menor dos sinais, é imprescindível que o responsável procure por ajuda médica, entre os mais indicados, um psicopedagogo. Desse modo, será possível tratar antecipadamente, evitando que a dificuldade de aprendizado prejudique ainda mais ao longo da vida.
É importante mencionar que existe uma diferença que deve ser considerada. No caso da dificuldade de aprendizado, é comum que os alunos apresentem um grau, sendo melhores em alguns assuntos do que em outros.
Afinal, cada pessoa possui suas particularidades, não é mesmo? Já no caso do distúrbio, está relacionado com uma questão de disfunção neurológica que deve ser acompanhada por um profissional. Confira os principais tipos de distúrbios relacionados ao aprendizado:
Vale destacar o papel da escola e dos responsáveis para que identifiquem os primeiros sinais. Portanto, quando isso ocorre, é importante contar com a ajuda de um profissional capacitado, a fim de reduzir os impactos negativos e aperfeiçoar a forma de aprender do aluno.
Além do mais, vale enfatizar a importância de avaliar cada caso. Sem dúvidas, os alunos com dificuldade de aprendizado devem passar por um acompanhamento profissional que considere a particularidade de cada indivíduo. Afinal, é comum encontrar pessoas que não possuem habilidade para um determinado assunto. Portanto, é preciso analisar minuciosamente, além de ter sensibilidade para identificar os motivos que levam o aluno a ter essa dificuldade no momento do aprendizado.
Além disso, é importante que a técnica de ensino seja alterada a fim de testar novas possibilidades de aprendizagem. Afinal, cada aluno, de acordo com os seus interesses e habilidades, terá mais facilidade ou dificuldade em um determinado assunto. Portanto, vale a pena pensar em como introduzir novos métodos de ensino, como por exemplo as dinâmicas.
Além do exemplo mencionado, existem diferentes formas de aplicar uma informação que pode facilitar o processo de aprendizagem. Hoje em dia, existem diferentes possibilidades interativas que facilitam a absorção da informação.
Ainda mais com a tecnologia, é possível pensar em diferentes formas de facilitar o processo de aprendizagem e induzir o aluno a ter mais interesse e, consequentemente, aumentar as chances de absorção enquanto aprende.