Assim como qualquer outra medicina, com o passar dos anos, os tratamentos psiquiátricos também tiveram o seu avanço. O que antes era tratado com afogamentos, lobotomia, eletrochoques, entre outras medidas desumanas, agora é encarado com muita minuciosidade e profissionalismo.
Os distúrbios mentais, por exemplo, foram ressignificados a fim de tratar cada caso com particularidade. Ou seja, cada indivíduo está sujeito a nascer ou desenvolver um tipo de distúrbio, além do grau que pode variar para cada caso.
Podemos citar como exemplo o homessexualismo, que deixou de ser considerado um distúrbio mental apenas em 1990. Ou seja, com isso, podemos notar que a psiquiatria passou por diversas revoluções até os dias atuais.
Os conhecidos “manicômios” antes eram um lugar de exclusão. Hoje em dia, as clínicas especializadas em internação possuem um novo conceito, além de um tratamento humanizado, buscando a evolução dos tratamentos de modo que o paciente possa se integrar novamente na sociedade.
Nitidamente, com o passar dos anos, os distúrbios mentais deixaram de ganhar um teor preconceituoso e estão sendo vistos como uma consequência que deve ser devidamente tratada e acompanhada.
Como consequência, a lei Antimanicomial colaborou para a substituição de hospitais psiquiátricos por Centros de Atenção Psicossocial (CAPs). Desse modo, é possível garantir que os pacientes tenham acesso a um atendimento humanizado.
Além de tudo, com o decorrer dos anos, muitos tratamentos alternativos foram testados e credibilizados na psiquiatria, a fim de funcionar de forma adjuvante. De acordo com pesquisas, 20% da população mundial tem algum tipo de transtorno psiquiátrico. Alguns deles são:
É muito comum encontrar pessoas que sofram de algum tipo de distúrbio. Afinal, assim como qualquer outro membro do corpo, o cérebro também pode apresentar falhas causadas por uma questão genética ou por outros fatores ao longo da vida, fazendo-se indispensável a procura pela psiquiatra Cuiabá.
Sem dúvidas, a saúde é um assunto prioritário, ainda mais quando se trata da saúde mental. Isso porque, o cérebro é um dos principais membros, sendo o responsável pelo controle e comando dessa “máquina” que é o corpo humano.
Visto que a maioria dos distúrbios costumam provocar a desorganização de processos mentais, ocasionando na incapacidade da diferenciação entre a imaginação e a realidade, é indispensável que o acompanhamento com a psiquiatra Cuiabá seja realizado.
A procura por um profissional especializado não deve ser adiada, pois quando se trata da mente, cada dia é altamente importante para a efetividade do tratamento. Ainda mais porque, os distúrbios são prejudiciais para o paciente, podendo provocar diversos desconfortos, além de, em alguns casos, ser arriscado.
Portanto, a principal recomendação ao notar os sinais de um distúrbio é procurar pelo psiquiatra Cuiabá a fim de garantir um acompanhamento humanizado e eficiente de acordo com cada caso, tratando-o o tratamento particular e minucioso.