Distúrbios do sono: Quando procurar tratamento

Distúrbios do sono: Quando procurar tratamento

Distúrbios do sono: Quando procurar tratamento

É comum encontrar relatos de pessoas que sentem dificuldade para dormir e relaxar. No entanto, quando essa situação começa a ser frequente pode provocar irritabilidade, desequilíbrio emocional, improdutividade, além de mau humor e outros sintomas. 

Normalmente, quando uma pessoa procura por um especialista é quando já tentou diversas alternativas que foram ineficientes, o que não é indicado quando se trata da saúde. Ao identificar que está com problemas de sono, o ideal é que o paciente procure por um especialista o mais rapidamente possível, antes que a situação se agrave. 

Isso porque, além das questões físicas e emocionais que a falta do sono provoca, é comum que ela seja um gatilho para desencadear outros problemas por consequência das noites mal dormidas. Confira algumas das principais doenças que podem surgir: 

  • Obesidade;
  • Diabetes;
  • Problemas cardíacos; 
  • Câncer;
  • Depressão.

Desse modo, podemos concluir que a falta de sono não se trata apenas de uma mente agitada. Caso a ausência do sono seja reincidente, possivelmente, são grandes as chances de ter um diagnóstico para  distúrbio do sono.

Afinal, o que é distúrbio de sono?

Podemos definir como uma alteração cerebral capaz de prejudicar a qualidade do sono, fazendo com que a pessoa não consiga ter uma noite tranquila. Além do mais, vale destacar que existem diferentes tipos de distúrbios como a insônia, apneia do sono, sonolência excessiva, sonambulismo, bruxismo, narcolepsia e a paralisia do sono.

Todos os distúrbios mencionados acima possuem as suas particularidades, podendo ter um motivo diferente para cada caso. Devido a isso, é muito importante contar com ajuda médica para entender as razões que desencadearam o distúrbio do sono. 

Além do mais, vale destacar a terapia cognitivo-comportamental que ajuda o paciente a desenvolver formas de melhorar a capacidade de dormir. O tratamento pode ser feito à base de remédios, especialmente, quando a causa refere-se a outras doenças como a ansiedade e depressão, por exemplo. 

Principais causas 

Como falamos anteriormente, cada caso terá um motivo específico que funciona como uma espécie de gatilho capaz de provocar alterações no sono. Desse modo, é imprescindível que cada situação seja tratada de forma particular por um especialista. 

No geral, podemos mencionar as principais causas com base nos relatos de pessoas que sofrem com o distúrbio do sono. Portanto, é muito comum que os pacientes diagnosticados com um quadro de ansiedade e depressão tenham mais propensão a desenvolverem o distúrbio. 

Além disso, os profissionais submetidos a um ambiente profissional tenso, também tendem a ter alterações no sono. Além de tudo, os problemas familiares e financeiros funcionam como um gatilho para prejudicar a qualidade do sono. 

Outra possível causa, refere-se ao consumo excessivo da tecnologia. Pensando nisso, muitos profissionais recomendam que os pacientes possam definir um tempo estabelecido para o uso de aparelhos celulares, tablets, entre outros dispositivos. Desse modo, evitando essa interação uma hora antes do horário de dormir. 

Além disso, para estimular o sono, é possível escutar uma música calma e criar um ambiente mais aconchegante, além de realizar exercícios de respiração e meditação. Outra forma de estímulo, é através da aromaterapia, pingando gotas de óleo de lavanda no travesseiro que terá efeito tranquilizante.

No entanto, vale destacar que as medidas mencionadas acima são coadjuvantes no tratamento da insônia. Ou seja, não podem substituir um tratamento médico, visto que o acompanhamento com um profissional é o mais indicado para quem sofre com o distúrbio do sono. 

LOCALIZAÇÃO

R. Ouro Fino, 324 - Bosque da Saude, Cuiabá - MT, 78050-110

COMO CHEGAR
Precisa de Ajuda? Ligue e Agende uma Consulta Agendar por Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Agendamento Seta direita