Transtorno bipolar

Popularmente conhecido como “alterações de humor", o transtorno bipolar é caracterizado pela variação comportamental de um indivíduo que oscila entre momentos de euforia. Em suma, é um transtorno cerebral que causa mudanças incomuns no humor da pessoa, na energia, nos níveis de atividade, além da capacidade de concluir tarefas na rotina.

Considerado uma doença maníaco-depressiva, o transtorno possui diferentes tipos e afeta tanto homens, quanto mulheres.

Quais são os tipos de transtorno bipolar?

A doença bipolar ocorre em decorrência de uma alteração mental grave, logo, impactando em oscilações de humor. Isso inclui sintomas de tristeza, euforia e depressão. A doença pode se manifestar no início da adolescência ou até mesmo no início da vida adulta. Uma vez que é diagnosticada, é necessário realizar o tratamento para a vida toda. Os tipos de transtorno bipolar são:

  • Transtorno bipolar I: é quando o paciente apresenta no mínimo, um episódio maníaco completo (que tenha impedido de desempenhar suas funções normalmente ou que inclua delírios), geralmente ocorrem em decorrência de episódios depressivos;
  • Transtorno bipolar II: nesse tipo o indivíduo apresenta episódios depressivos graves, no mínimo um episódio maníaco mais leve (hipomaníaco), mas nenhum episódio maníaco completo.

É comum que algumas pessoas apresentem episódios que lembram um transtorno bipolar mais leve, o que não se relaciona aos critérios específicos de transtorno bipolar I ou II. Desse modo, podem ser definidos como transtornos bipolares inespecífico ou transtorno ciclotímico.

Entenda quais são as causas e sintomas do transtorno bipolar

Mudanças nos episódios do humor são os principais sintomas de uma pessoa que possui a doença maníaca-depressiva, em alguns casos começa após um evento estressante, ou dá início a outro episódio.

No entanto, a causa exata desta doença bipolar é desconhecida, sendo assim, é muito importante obter o diagnóstico médico ao identificar sinais e sintomas desse transtorno. Os sintomas do transtorno bipolar depende da fase de humor que a pessoa apresenta, por isso, varia entre episódio maníaco, depressivo ou ambos. Abaixo, listamos os sintomas de cada um dos episódios.

Sintomas de episódio maníaco

Os sintomas do transtorno bipolar de episódio maníaco é quando ocorrem alterações de humor no período maior do que 1 semana. Algumas manifestações são:

  • Falta de concentração;
  • Alterações de comportamento, tais como agitação, euforia, agressividade e irritabilidade;
  • Insônia;
  • Tendências ao uso de bebidas alcoólicas e drogas.

Nesse episódio, o humor é persistentemente de modo elevado ou irritável, que influencia na autoestima inflada, falar mais do que está acostumada e a diminuição do sono.

Sintomas de episódio depressivo

Os sintomas do transtorno de bipolaridade em episódio depressivo são considerados mais intensos. São eles:

  • Sentimentos de culpa e desamparo;
  • Dificuldade para se concentrar;
  • Irritabilidade;
  • Menos energia e perda de interesse por atividades e hobbies;
  • Mau-humor, tristeza e ansiedade;
  • Sono em excesso ou insônia;
  • Pensamentos suicidas;
  • Fadiga constante;
  • Entre outros.

Em alguns casos, o paciente pode apresentar sintomas com a junção de episódios maníacos e depressivos. Quando ocorre essa mistura de sinais de episódios do transtorno bipolar, a pessoa pode apresentar tristeza profunda nem ter esperança, mas, ao mesmo tempo, apresenta energia extrema.

Embora seja possível identificar as causas e sintomas dos transtornos bipolares, é muito importante procurar uma avaliação com o médico psiquiatra a fim de obter o diagnóstico e o tratamento adequado. Com isso, o indivíduo pode obter melhor qualidade de vida, haja vista que melhora a vivência das fases que interferem no seu dia a dia.

Diagnóstico e tratamento para transtorno bipolar

É de suma importância identificar os sintomas da doença maníaco-depressiva, além de procurar os tratamentos eficazes para cuidar da saúde mental e garantir o bem-estar. Aliás, é uma doença que não possui cura, e as complicações surgem quando o tratamento não é realizado adequadamente, o que pode ocasionar o episódio de depressão profunda.

Logo, ir à clínica psiquiátrica para realizar o diagnóstico se torna necessário para controlar as alterações de humor no dia a dia. Ao obter o diagnóstico de transtorno bipolar, o indivíduo deve realizar o tratamento para cuidar da saúde mental e eliminar os sintomas da doença na sua rotina. Para isso, é imprescindível seguir o tratamento corretamente, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e drogas para garantir melhor eficácia do acompanhamento.

LOCALIZAÇÃO

R. Ouro Fino, 324 - Bosque da Saude, Cuiabá - MT, 78050-110

COMO CHEGAR
Precisa de Ajuda? Ligue e Agende uma Consulta Agendar por Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Agendamento Seta direita